ID: ASSASSINO EM MASSA – LOUCO OU CRUEL?

O que tem em comum o caso do assassinato em massa no cinema de Denver e o massacre ocorrido no Instituto Columbine, em 1999? A semelhança entre eles não vai além de terem acontecido no mesmo estado americano e possivelmente com o mesmo modus operandi. Mais relevante é compará-lo a outro assassinato dentro de um cinema, no Brasil em 1999.

Ao se pretender analisar a motivação do crime, temos algumas pistas: James Holmes acabara de ser reprovado em exame oral para seu doutorado (o que pode ter sido o gatilho de sua ação), se autodenominou ‘Coringa’, arqui-inimigo de Batman e arquétipo da dualidade entre o bem e o mal, ou além deste conceito. Por ironia ou sabedoria, escolhe para si este codinome que etimologicamente origina-se da língua africana quimbundo (bantu) e significa matar.

Holmes era isolado, quieto, introvertido, e escolhe o momento de estreia do filme ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ – quando jovens como ele estão “aprisionados” em um só local, em um só evento, representando um símbolo despersonalizado que só ele conhece. A forma de agir de Mateus da Costa Meira, assassino em massa brasileiro que agiu em uma sala de cinema que exibia o filme ‘Clube da Luta’, foi muito semelhante.

Na primeira avaliação psiquiátrica, feita em 1999, foi considerado mentalmente são e foi responsabilizado penalmente. Em novembro de 2011, em novo exame de insanidade mental, após tentativa de homicídio na cadeia contra colega de cela, foi diagnosticado como esquizofrênico. O que prevalecerá? Assassino cruel condenado a 48 anos de prisão ou doente mental, absolvido e tratado?

Assistiremos agora o dilema americano: se for considerado doente mental, James Holmes não será elegível para a pena de morte, frustrando as expectativas de uma cultura armamentista e espetaculosa. Se estava mentalmente são ao cometer o crime, fará companhia aos outros três presos no corredor da morte do Estado do Colorado, que não executa ninguém desde 1997.

Artigo publicado exclusivamente para o site do Investigação Discovery:

http://id.discoverybrasil.uol.com.br/assassino-em-massa-louco-ou-cruel/?fb_action_ids=4487537741600&fb_action_types=og.likes&fb_source=timeline_og&action_object_map=%7B%224487537741600%22%3A109856425837916%7D&action_type_map=%7B%224487537741600%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>